Oferta 2015/1: ementas e referências

OFERTA 2015/1

 

 

 

EMENTAS E REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS E ATIVIDADES

 

 

 

 

FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO COMUNICACIONAL (3 créditos/45 horas)

Ementa: Epistemologia. Epistemologia da comunicação. O fenômeno da comunicação no contexto das ciências. A Comunicação como Ciência e o seu objeto de estudo. Revisão dos paradigmas clássicos da comunicação. Tendências e desafios do pensamento comunicacional contemporâneo.

 

 

 

Referências básicas:

 

ADORNO, Theodor W e outros. Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

 

BERLO, David K. O processo da Comunicação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1968.

 

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2008.

 

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil,1989.

 

FREIXO, Manuel João Vaz. Teorias e Modelos da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 2006.

 

LITTLEJOHN, Stephen W. Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana. Rio de

 

Janeiro: Zahar Editores, 1982.

 

LUHMANN, Niklas. Introdução à Teoria dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2009.MACLUHAN, Marshall. Os meios de Comunicação como extensões do homem. São Paulo Cultrix, 1979.

 

MAIGRET, Éric. Sociologia da Comunicação Humana e das Mídias. São Paulo: Editora

 

Senac SP, 2010.

 

WATZLAWICK, Paul; BEAVIN, J. H.; JACKSON, D.D. Pragmática da Comunicação

 

Humana. São Paulo: Cultrix, 1973.

 

 

 

 

ECOSSISTEMAS COMUNICACIONAIS (3 créditos/45 horas)

 

Ementa: Marcos teóricos para o estudo dos ecossistemas comunicacionais. Novos paradigmas da ciência e a visão ecossistêmica. A epistemologia, a ontologia e a metodologia na pesquisa dos ecossistemas comunicacionais. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A perspectiva ecossistêmica na investigação das redes, dos processos, das linguagens, das representações e das estéticas comunicacionais em ambientes complexos.

 

 

 

Referências básicas:

 

ALTHEIDE, David L.. An ecology of communication. Cultural formats of control. New York: Aldine de Gruyter, 1995.

 

BATESON, Gregory. Steps to an Ecology of Mind. Collected Essays in Anthropology, Psychiatry, Evolution, and Epistemology. San Francisco: Chandler Pub. Co, 1972.

 

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. Fundamentos, desenvolvimento e aplicações. 3ª. Edição. Petrópolis: Vozes, 2008.

 

CARVALHO,  Edgard de Assis.  Circuitos  metodológicos da  complexixade. (paper)

 

CAPRA, Fritjof. A teia da vida. Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos (trad. Newton Roberval Eichemberg). São Paulo: Cultrix.

 

DESCARTES,  René. Discurso do Método. Trad.: Emantina  dfe Alemeida Prado Galvão.  Sâo Paulo: Martins Fontes, 2001. 

 

KORMANDY, Edward J., BROWN, Daniel E.. Ecologia humana (trad. Max Blum). São Paulo: Atheneu Editora, 2002.

 

KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1991.

 

LOTMAN, Y.. La semiosfera I, II, II (selección e traducción del russo Desiderio Navarro). Madrid: Ediciones Cátedra, 1996.

 

LOTMAN, IU. M.. Universe of the mind. A semiotic theory of culture (translated from russian by Ann Shukman). Bloomington, Indianapolis: Indiana University Press, 1990.

 

LUHMANN, Niklas. Introdução à Teoria dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2009.

 

MATURANA, Humberto R., VARELA, Francisco J.. A árvore do conhecimento. As bases biológicas da compreensão humana (trad. Humberto Mariotti e Lia Diskin). São Paulo: Palas Athena, 2001. 

 

MACHADO, Irene (org.).  Semiótica da Cultura e Semiosfera. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2007

 

MEDINA, Cremnilda.  Ciência e jornalismo: da herança  positivista ao diálogo dos  afetos. São Paulo: Summus,  2008.

 

MORIN, Edgar. O método II. A vida da vida (trad. Marina Lobo). Porto Alegre: Sulina, 2001.

 

MORIN, Edgar.  O ano zero da Alemanha (trad.: Edgard de Assis Crvalho e Mariza Perassi  Bosco). Porto Alegre: Sulina, 2009.

 

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo (trad.: Eliana Lisboa). Porto Alegre, Sulina: 2007.

 

MORIN, Edgar. Será  necessário desconfiar  ainda  mais  da douta ignorância dos  experts. (paper)

 

MORIN, Edgar. Os desafios da complexidade. In: Religação dos Saberes:  O desafio do  século XXI. Trad.:  Flávia Nascimento. Rio  de Janeiro,  Bertran Brasil, 199. p. 559-56                                                                                                                                                                              

 

MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas, cultura  e subjetividade. Porto Alegre: Aertes Médicas, 1996. 

 

MALCHER, Maria Ataide, SEIXAS, Netília Silva dos Anjos, LIMA, Regina Lúcia Alves de Lima, AMARAL FILHO, Otacílio. Comunicação midiatizada na e da Amazônia. Belém: Fadesp, 2011.

 

MONTEIRO, Gilson Vieira, ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira, PEREIRA, Mirna Feitoza (orgs.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua, 2011.

 

SANTAELLA, Lucia, VIEIRA, Jorge Albuquerque. Metaciência. Como guia da pesquisa. Uma proposta semiótica e sistêmica. São Paulo: Editora Mérito, 2008.

 

SANTOS,  Boaventura de  Souza. Um discurso sobre ciência.  São Paulo: Cortez, 2006.

 

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

 

UEXKÜLL, T.V.. A teoria da Umwelt de Jakob von Uexküll [trad. de Eduardo Fernandes Araújo]. In: Galáxia/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. São Paulo: Educ; Brasília: CNPq., n. 7, p. 19-47, abril, 2004.

 

WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade. O uso humano de seres humanos (trad. José Paulo Paes). 7ª edição. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PROGRAMADAS 1 (3 créditos/45 horas)

 

Ementa: Produção intelectual supervisionada. Iniciativas e ações relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa. Produção bibliográfica, técnica, artística e divulgação científica e inserção social.

 

 

 

Referências básicas:

 

CORREIA, Cláudio Manoel de Carvalho; FREITAS, Ítala Clay de Oliveira; ABBUD, Maria Emília de Oliveira Ferreira; CAMPOS, Maria Sandra. Processos comunicacionais: tempo, espaço e tecnologia. Manaus: Valer/Edua, 2012.

 

 

 

MALCHER, Maria Ataíde; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos. LIMA, Regina Lúcia Alves de; FILHO, Otacílio Amaral (Orgs.). Comunicação midiatizada na e da Amazônia. Belém: Fadesp, 2011.

 

 

 

MONTEIRO, Gilson Vieira; ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira; PEREIRA, Mirna Feitoza (Orgs.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na Comunicação. Manaus: Edua, 2011.

 

 

 

Documentos:

 

DOCUMENTO DE ÁREA – CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 1 (CSA1). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes.

 

 

 

PROPOSTA DO PROGRAMA – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICÃO DA UFAM. Plataforma Sucupira/Capes

 

 

 

Sites:

 

Capes: http://www.capes.gov.br

 

Fapeam: http://www.fapeam.am.gov.br

 

CNPq: http://www.cnpq.br

 

Compos: http://www.compos.org.br

 

Plataforma Sucupira: http:// www.sucupira.capes.gov.br

 

Plataforma Brasil: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIAS DO IMAGINÁRIO E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS

 

(3 créditos/45 horas)

 

Ementa: Imagens, imaginários e sistemas de representação nas culturas: concepções fundamentais. Narrativas antigas e imagens racionalizadas pela técnica. Mediações culturais, culturas híbridas, sincréticas, antropofágicas em processos dialógicos da comunicação midiatizada. Tecnologias do imaginário e formas de organização social na contemporaneidade.

 

 

 

Referências básicas:

 

CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2006.

 

CANEVACCI, Massimo. Sincrétika: explorações etnográficas sobre culturas contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 2013.

 

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

 

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaios sobre o imaginário da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

 

BACHELARD,Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2005. BATESON, G. Steps to an Ecology of Mind. Noth Vale, New Jersey. London, 1987. BATESON, Gregory. A natureza e o espírito: uma unidade necessária. Lisboa: Quixote, 1987.

 

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

 

DURAN, Gilbert. O imaginário: o ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 4.ª ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010.

 

DURAN, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

 

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1994.

 

IANNI, Octavio. Ensaios de sociologia da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

 

LEGROS, Partrick, MONNEYRON, Frédéric, RENARD, Jean-Bruno, TUCUSSEL, Patrick (Orgs.). Sociologia do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2007.

 

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cejup, 1995.

 

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. Manaus: Valer, 2007.

 

RUFINELLI, Jorge; ROCHA, João Cézar de Castro. Antropofagia hoje? Oswald de Andrade em cena. São Paulo: Realizações, 2011.

 

MACHADO, Irene. Vieses da comunicação: explorações de Marshal McLuhan. São Paulo: Anablume, 2014.

 

MCLUHAN, Marshal. Os meios de comunicação como extensão do homem (understanting). São Paulo: Cultrix, 2007.

 

MAFESOLI, Michel. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2007.

 

MAFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

 

MONTAIGNE, Michel. Ensaios. São Paulo: Nova Cultural, 2005. (col. Os pensadores)

 

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

 

MORIN, Edgar (Org.). Religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

 

MORIN, Edgard. O método 4: as ideias: habitar, vidas, costumes e organização. Porto Alegre: Sulina, 2002.

 

PINTO, Renan Freitas. Viagem das Ideias. Manaus: Valer, 2006.

 

SILVA, Juremir Machado da. Tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2013.

 

SODRÉ, Muniz. Antropológicas do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

 

SAID, Edward W. A representação do colonizado: os interlocutores da antropologia. In: Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução Pedro Maia Soares. Companhia das Letras, 2003.

 

SAID, Edward W. Orientalismo - O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

 

 

 

 

 

 

FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO (3 créditos/45 horas)

 

Ementa: Estrutura conceitual e dos princípios básicos da informação. As questões contemporâneas de informação geradas na sociedade: episteme, abordagem conceitual e reflexões sobre a geração e o consumo da informação no o contexto social. A relação do homem com o surgimento e a permutação da informação. As contribuições do pensamento filosófico e epistemológico no contexto informacional, político e social.

 

 

 

Referências básicas:

 

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. The conception of information. Annual Review of Information Science and Technology. CRONIN, B.: ARIST. 37: 343-411 p. 2003.

 

Luciano Floridi. The Blackwell guide to the philosophy of computing and information. Malden, MA: Blackwell, 2004. 392 pp

 

ILHARCO, F. Filosofia da informação: uma introdução como fundação da acção, da comunicação e da decisão. Lisboa: Universidade Católica, 2003. 207p.

 

MATHEUS, R. F. Rafael Capurro e a filosofia da informação: abordagens, conceitos e metodologias de pesquisa para a Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 140-165, JUL/DEZ 2005. ISSN1981-5344. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/341/148 >.

 

 

 

 

 

 

Tópicos especiais: Vilém Flusser: leituras introdutórias ao seu pensamento e suas obras. (3 créditos/30 horas)

 

Ementa: O curso tem como objetivo principal destacar a presença de Vilém Flusser a partir da recepção de sua obra no Brasil, examinando os seus temas mais originais e suas contribuições teóricas mais marcantes, entre as quais estão os seus ensaios sobre  a ficção filosófica, a filosofia da fotografia, do design e da comunicação, dos gestos, da dúvida e da escrita. Entre outros temas a serem pontuados, encontram-se as suas ideias sobre natureza e cultura, o judaísmo como uma das chaves para a compreensão da cultura ocidental.

 

 

 

Referências básicas:

 

Bernardo, Gustavo. A Dúvida de Flusser: filosofia e literatura. São Paulo, Globo, 2002.

 

Bernardo, Gustavo. A Filosofia da Ficção de Vilém Flusser. São Paulo, Annablume, 2011.

 

Duarte, Rodrigo. Pós-história de Vilém Flusser: gênese-anatomia-desdobramentos. São Paulo, Annablume, 2012

 

Duarte, Rodrigo. Indústria Cultural e Meios de Comunicação. São Paulo. WMF/Martins Fontes, 2014

 

Durand, Gilbert. Campos do Imaginário. Lisboa, Piaget, 1998.

 

Flusser, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia dafotografia. São Paulo, Annablume, 2011.

 

----------O mundo codificado por uma filosofia do Design e da Comunicação. São Paulo, Cosac Naify, 2007.

 

---------Bodenlos: uma Autobiografia Filosófica. São Paulo, Annablume, 2007

 

-----------A Dúvida. São Paulo, Annablume, 2011.

 

----------Gestos. São Paulo, Annablume, 2014.

 

----------Natural:mente – Vários acessos ao significado de natureza. São Paulo, Annablume, 2011.

 

----------Ser Judeu. São Paulo, Annablume, 2014

 

----------Ficções Filosóficas. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1998

 

----------A Escrita. São Paulo, Annablume, 2010.

 

----------e Louis Bec. Vampyroteuthis Infernalis. São Paulo, Annablume, 2011.

 


Estágio em Docência

Ementa: Atividades de ensino supervisionadas em disciplina de curso de graduação da educação superior, preferencialmente na área de Comunicação. Deve ser realizado entre o segundo e o penúltimo semestre do curso. Sem atribuição de créditos e obrigatória para todos os mestrandos que não tenham experiência em docência na educação superior.


 

Atividade de pesquisa (orientação de dissertação, alunos regulares)

Ementa: Atividade de pesquisa relacionada à orientação da dissertação. Sem atribuição de créditos, com matrícula obrigatória em todos os semestres do curso até a defesa da dissertação.