Produção e edição de vídeos é tema de aula especial no curso de Jornalismo da Ufam

 

Na quarta-feira (7/6), os alunos da disciplina de Oficina básica de jornalismo impresso e webjornal, do curso de Jornalismo da Ufam, assistiram a uma aula especial sobre pré-produção, produção e edição. Com o objetivo de preparar os acadêmicos para a grande reportagem final da disciplina, a aula acontece na sala de redação e teve duração de quatro horas. O encontro foi ministrado pelo mestrando de Ciência da Comunicação, da Ufam, Felipe Menossi Gramajo. Formado em Rádio e TV, Gramajo atua como editor de vídeos há três anos.

 

A importância do planejamento e do roteiro de gravação foram os assuntos enfatizados no início da aula. “O editor não consegue fazer milagres se uma gravação não é feita corretamente”, explica Gramajo. O palestrante apresentou uma lista de dicas para uma gravação de qualidade. Entre elas: “Imagine o que pretende fazer; defina os próximos passos para possibilitar a concretização do que foi imaginado.

 

A segunda parte da aula foi sobre planos de gravação e edição. Gramajo apresentou vídeos para mostrar exemplos de enquadramentos e diferentes propostas que a linguagem audiovisual permite. Para falar sobre edição, o mestrando filmou a tela de seu computador onde aparecia o programa de edição e mostrou passo a passo do trabalho. Desde as gravações que fez, os enquadramentos, imagens com detalhes e outras com plano aberto, até a edição e o vídeo final.

 

Gramajo chamou a atenção para a questão do audiovisual não ser apenas um fenômeno de imagens e que para se ter um produto final é preciso pensar desde o planejamento até a edição, passando pela gravação e pelos cuidados com os equipamentos. “Um gênero audiovisual é a combinação de fatores técnicos, estéticos e linguísticos”, comenta. Entre teorias e dicas, os acadêmicos fizeram perguntas e participaram com comentários que complementaram a palestra.