PPGCCOM/Ufam é contemplado no PECTI-PG/Fapeam

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Ufam foi contemplado pelo Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia & Inovação nos Programas de Pós-Graduação do Estado do Amazonas (PECTI/AM-PG).

O Programa enviou proposta intitulada “Plano estratégico de ampliação e qualificação da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação”.

Por meio dos recursos, serão viabilizadas oficinas de elaboração de artigos científicos voltados à submissão aos periódicos da área.

O Programa foi contemplado também com uma professor de visitante durante 12 meses.

RESUMO DA PROPOSTA:

Esta proposta tem como finalidade viabilizar o fortalecimento e a consolidação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/Ufam) com vistas a elevar seu conceito de três para quatro junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Avaliação Trienal 2016 e, assim, estar em condições de propor, implantar e ofertar, no Estado do Amazonas, o primeiro curso de doutorado em Ciências da Comunicação do Norte do país no ano de 2017. Para isso, é necessário que o PPGCCOM/UFAM encontre apoio para melhorar a sua avaliação no triênio em curso, concernente aos anos de 2013, 2014 e 2015, nos cinco grandes itens considerados pela avaliação da Capes: 1.Proposta do Programa, 2. Corpo Docente, 3. Corpo Discente, Teses e Dissertações, 4.Produção Intelectual e 5.Inserção Social. Frente a esse desafio, torna-se emergencial implantar e/ou aprimorar pesquisas, tecnologias e/ou inovações que contribuam para melhorar a produção dos docentes, discentes e egressos e o consequente fortalecimento das linhas de pesquisa do Programa já no presente triênio. Desta feita, esta proposta tem como objetivo ampliar e qualificar a produção científica, tecnológica e/ou a inovação gerada pelos pesquisadores vinculados às linhas de pesquisa do PPGCCOM/UFAM. Propõe-se como meta a  realização de duas (02) oficinas nos próximos 12 meses voltadas para este fim, com a participação dos docentes e discentes do Programa, além dos egressos monitorados no presente triênio, tendo como meta a geração de pelo menos (1) artigo por participante em cada uma delas e sua consequente publicação até 2015, tendo como parâmetro as diretrizes estabelecidas no Documento de Área de Ciências Sociais Aplicadas 1 (CSA1), área a qual o Programa é vinculado na Capes, e demais documentos válidos no processo avaliativo da área, como Qualis Periódico, Qualis Livro, Seminários de Avaliação de Área, entre outros. Outra meta a ser alcançada para alcançar o objetivo desta proposta é a vinculação de um (01) professor visitante que venha contribuir significativamente para fortalecer e consolidar a Proposta de Programa do PPGCCOM/Ufam no presente triênio, por meio de bolsa na modalidade Pesquisador Visitante Sênior PVS, nível A ou B, com vigência de pelo menos 12 meses.