Com a perspectiva de dialogar sobre experimentações, desafios e formulações de novas estruturas teóricas sobre problemas comunicacionais, o pesquisador e professor da Universidade de São Paulo (USP), Eneus Trindade ministrou de 4 a 6 de novembro do Auditório Alalaú no ICHL, o minicurso “Mediações e Midiatização do Consumo e suas possibilidades”.
Trindade que é Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA/USP apresentou sua primeira experiência com relação a sua nova pesquisa sobre Mediações e Midiatização, onde compreende os processos e sinais entre formas, níveis, consumo na interação social e mudanças culturais. Segundo, Eneus, “no avanço dos estudos descobri uma centralidade conceitual que não era publicidade, identidade e discurso, essas questões permanecem em outros conceitos articulados, assim pensei em mediações e midiatizações culturais que apareceram na cena para encampar essa nova perspectiva”.
Com essa atividade promovida pelo Programa de Pós – Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM/Ufam), o professor Eneus explica que esse exercício comunicacional da sua pesquisa formula articulação no campo da comunicação e reitera que esse dialogo. ‘’ Configura-se na natureza disciplinar para explicar o fenômeno, mas mostra que não se isola em uma ciência. Afinal, precisasse de outras contribuições para compreender o objeto”, finalizou.