Links

 

 

 

UFAM - Universidade Federal do Amazonas

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é uma instituição de ensino superior pública brasileira mantida pelo Governo Federal do Brasil. É a maior universidade do estado do Amazonas e da região norte do Brasil. 

 

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.

 

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

A CAPES desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. As atividades da CAPES podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  • avaliação da pós-graduação stricto sensu;
  • acesso e divulgação da produção científica;
  • investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
  • promoção da cooperação científica internacional.

 

Portal de Periódicos da CAPES

A CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 15.475 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.

 

FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM tem como finalidade o amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico e experimental, no Estado do Amazonas, nas áreas de Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Lingüísticas, Letras e Artes, com o objetivo de aumentar o estoque dos conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.

 

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM

A Propesp possui duas instâncias executivas: Departamento de Pós-Graduação (DPG) e o Departamento de Apóio à Pesquisa (DAP). A primeira gerencia o Sistema de Pós-Graduação da UFAM, atendendo a todos os Programas de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu, dando apoio para controle acadêmico no que se refere a matrículas, emissão de históricos escolares, certificados, diplomas, controle do sistema de bolsas institucionais e o controle financeiro dos recursos oriundos das agências fomentadoras. Já ao DAP é cabe apoiar pesquisadores e Grupos de Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, coordenando, implementando, consolidando e divulgando as atividades e oportunidades de fomento à pesquisa. Além disso, o DAP é o responsável pela condução do Programa Institucional de Iniciação Científica, PIBIC e PIBIC Jr.

 

BDTD - Banco de Dissertações e Teses Digitais

A BDTD/UFAM utiliza o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - TEDE, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e faz parte do consórcio de BDTDs nacionais liderado por esse Instituto, que também coordena a base de teses e dissertações eletrônicas produzidas nas IES brasileiras, promovendo a sua integração com a base internacional da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD).