Docentes

Célia Regina Simonetti Barbalho

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é dedicação exclisiva da Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora visitante senior do Centro de Biotecnologia da Amazonia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de informação com foco na inteligencia organizacional e na gestão do conhecimento. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino superior, qualidade, planejamento estratégico, biblioteconomia e gestão da informação. Currículo Lattes.

 

 

Denize Piccolotto Carvalho Levy
A professora possui a seguinte formação: Graduação no Curso de Ciências Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1981), graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (1990), Especialização em Teoria e Pesquisa em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1997), Mestrado em Tecnologia Educacional: Planejamento e Construção de Materiais Didáticos - Universitat de les Illes Balears (2001), Doutorado em Educação - Universitat de les Illes Balears (2003) e Pós-doutorado em Tecnologia Educacional - Universitat de les Illes Balears (2007). Atualmente é professor Adjunto, Ms-C Nível III da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência nas áreas de Educação com ênfase em Tecnologia Educacional, e Artes com ênfase em Desenho Técnico, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação e comunicação; videojogos; educação, arte e educação; ensino-aprendizagem; condutas, cultura; interface; agentes inteligentes; inteligencia artificial; cultura tecnologica, desenho geométrico e Artes. Currículo Lattes.

 

 

Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto

Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (1969), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Professor titular da Universidade Federal do Amazonas, tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, pensamento social, história das idéias, desenvolvimento regional e trabalho feminino. Atualmente é professor visitante do Programa de Pós-Graudação em Ciências da Comunicação Ufam, onde está credenciado a ministrar disciplinas e a orientar dissertações de mestrado. Também atua, na Ufam, no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Como pesquisador, dedica-se atualmente na criação de um núcleo de estudos sobre a Teoria Crítica, com Ênfase na Obra de Theodor W. Adorno, a partir do qual se originou seu projeto de pós-doutorado desenvolvido na USP, sob o Título: A Recepção de Theodor W. Adorno no Brasil, sob supervisão do Prof. Dr. Wille Bolle. Currículo Lattes.
 

 

Gilson Vieira Monteiro
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1989), licenciado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). É professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização Comercial de Jornais, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, jornalismo, administração da empresa jornalística, jornalismo em redes e comunicação e marketing estratégico. Currículo Lattes.

 

  

Itala Clay de Oliveira Freitas

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo), pela Universidade Federal do Amazonas (1992). Mestre em Comunicação e Semiótica: Artes, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica: Signo e Significação nas Mídias, pela PUC-SP (2010). Currículo Lattes.

  

 

Maria Emilia de Oliveira Pereira Abbud

Doutora em Ciências, Programa de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas e da coordenação do Programa de Pós - Graduação em Ciências da Comunicação - PPGCCOM, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Comunicação Social. Professora credenciada pelo Programa de Pós-Graduação, ministra aulas nas disciplinas Seminário de Pesquisa Prática e Comunicação, Cultura e Poder nas Organizações. Atua em Ações de Extensão direcionadas a produção de projetos de comunicação organizacional para o Terceiro Setor. Em Grupos de Pesquisa em que analisa a linguagem publicitária da sociedade contemporânea e a cultura de consumo. Nos últimos anos tem se dedicado a investigar a influência da televisão nos hábitos alimentares dos adolescentes da região norte brasileira. Currículo Lattes.

 

  

Mirna Feitoza Pereira
É professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, do qual é coordenadora. Ministra disciplinas relacionadas aos processos midiáticos contemporâneos, às práticas jornalísticas e às teorias, metodologias e epistemologias da comunicação. Coordena projetos de pesquisa básica e aplicada, projetos de extensão e orienta projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (graduação e mestrado acadêmico). É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFAM). Desenvolve pesquisas na área de comunicação, atuando principalmente com os seguintes temas: comunicação e meios digitais; comunicação e espaço urbano; linguagens da comunicação; processos comunicacionais e semiótica; ecossistemas comunicacionais. Atualmente coordena o projeto de pesquisa "Meios, linguagens e mensagens: exploração dos ecossistemas comunicacionais nos espaços da cultura". Acumula mais de 25 anos de experiência profissional na área de comunicação, atuando na elaboração, coordenação e execução de projetos, processos e produtos de comunicação em meios de comunicação e organizações públicas e privadas, entre eles, o jornal Folha de S.Paulo, a Agência Click, a TV Cultura Manaus, a agência Saga Publicidade e a Fapeam. Publica artigos e textos de divulgação científica em sua área, com destaque para Mapa do Jogo. A diversidade cultural dos games (org. com Lúcia Santaella, Cengage Learning), vencedor do Prêmio Jabuti (3º lugar), e A imagem do real. A transformação da realidade em espetáculo no telejornalismo (Edua/Ufam). É líder do Mediação Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação (certificado pela Ufam no CNPq). Currículo Lattes.

 

 

Walmir de Albuquerque Barbosa
Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas(UFAM). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (1973), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente professor da Universidade do Estado do Amazonas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e na graduação nos de formação de professores. Professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas, onde exerce como colaborador as funções de docente nos Programas de Pós-Graduação em: Sociedade e Cultura na Amazônia e Comunicação Social. Foi Reitor da Universdidade Federal do Amazonas (1997/2001) e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (2003/2007). Presidente do Conselho Universitario da UFAM (1997/2001); Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Amazonas (2005/2006); Membro do Conselho Estadual da Educação do Estado do Amazonas (2005/2007); Membro do Conselho Universitário da UEA (2003/2007). Larga experiência acadêmica nas áreas de Comunicação Social, Metodologia da Pesquisa, Gestão da Educação e Políticas Públicas. Doutor em Ciencia da Comunicação pela Universidade de São Paulo; Medalha do Merito Universitario (UFAM) e Medalha Merito Empresarial (SEBRAE/AM); Premio INTERCOM de Orientação de Trabalhos de Pesquisa em Ciência da Comunicação. Currículo Lattes.

 

 

Wilson de Souza Nogueira

Possui graduação em Ciências Sociais (1999), mestrado (2002) e doutorado (2013) em Sociedade e Cultura na Amazônia, todos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Como professor e pesquisador, trabalha nas áreas de Sociologia e Comunicação Social, com ênfase nos seguintes temas: culturas amazônicas, mercado capitalista, cotidiano e meios modernos de comunicação, comunicação e complexidade. Possui larga experiência profissional no jornalismo, com atuação nos principais meios de comunicação do Estado do Amazonas, entre eles, o jornal A Crítica, do qual foi Diretor de Redação. Atua também no mercado editorial, como autor e editor de obras acadêmicas e literárias. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Ufam, onde está credenciado a ministrar disciplinas e a orientar dissertações de mestrado. Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/Capes) no âmbito da Linha 2 do PPGCCOM/Ufam. Currículo Lattes.