Uma carta aberta em nome do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) foi recentemente veiculada na web apresentando o posicionamento das entidades perante a demora na aprovação da proposta de Diretrizes Curriculares para o Jornalismo.
A proposta foi entregue em setembro de 2009 e se encontra para aprovação no Conselho Nacional de Educação (CNE) já há três anos. Em 2010, a Câmara de Ensino Superior do CNE chegou a promover uma audiência pública para abordar o assunto, mas desde então não houve andamento no processo. Por conta disso, as entidades novamente vêm a público exigir a aprovação imediata da proposta, que influenciará a estruturação dos cursos de jornalismo em todo o país.
A carta aberta pode ser lida na íntegra no Portal Intercom clicando aqui.


Na semana passada, o PPGCCOM recebeu a visita de dois avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Formada pelos professores Doutores Isaltina Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e César Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a comissão de avaliação realizou trabalhos na quinta (18) e sexta-feira (19).
Já estão disponíveis, no site do PPGCCOM, as versões finais das dissertações defendidas nos anos de 2009 a 2012. Dos 19 trabalhos, 15 estão inseridos na Linha de Pesquisa Ambientes Comunicacionais Midiáticos) e 4 na Linha Processos Comunicacionais Científicos.
Até a próxima quarta-feira (30), o PPGCCOM está aceitando trabalhos para compor o volume cinco da série Comunicação, Cultura e Amazônia, com o tema Processos Comunicacionais: Tempo, Espaço e Tecnologia.
Com a temática Rádio Além das Fronteiras, a Revista de Cultura Audiovisual está recebendo artigos que abordem o rádio no Brasil e no mundo, principalmente, com temas sobre as possibilidades de experimentação e renovação estética da linguagem radiofônica, a inovação tecnológica e os novos espaços de veiculação.