PPGCCOM recebe palestrantes do Congresso de Relações Públicas

Na tarde de ontem (26), professores e alunos do PPGCCOM trocaram experiências com a professora Claudia Peixoto de Moura, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A professora está em Manaus participando do Congresso dos 35 anos das Relações Públicas no Amazonas.

No encontro da tarde, Moura falou sobre a criação do programa na PUC, em 1994, e das dificuldades de implantação do curso de mestrado. Somente em 1999, a PURS passou a ter um Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, oferecendo mestrado e doutorado, com uma área de concentração em Práticas e Culturas da Comunicação e duas linhas de pesquisa (Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Comunicação; e Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações).

“No início não tínhamos professores doutores suficientes para começar um curso de pós-graduação. O programa surgiu com vários professores das Ciências Humanas e Sociais, como Sociologia e História, mas todos ofereciam contribuições na área da comunicação. Isso colaborou para, aos poucos, irmos consolidando o programa. Mais tarde, os professores de comunicação retornaram dos doutorados, contribuindo ainda mais com o programa”, disse a professora. Atualmente, o PPGCOM tem 18 professores permanentes e dois colaboradores.

Hoje e amanhã (27 e 28), os encontros sobre a pesquisa em programas de pós-graduação em Comunicação continuarão com os professores Rudimar Baldissera, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), e Margarida Kunsch, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA /USP), também palestrantes do Congresso dos 35 anos das Relações Públicas no Amazonas.

Os encontros estão acontecendo na sala 34 da Faculdade de Estudos Sociais (FES/UFAM), a partir das 15h.