O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UFAM (PPGCCOM) participou, no dia 3 de maio, da mesa-redonda 50 anos da Comunicação e o cenário da Pós-Graduação no Norte. A atividade integrou a programação do INTERCOM NORTE - Congresso Regional de Comunicação.
As atividades cotidianas e conquistas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UFAM (PPGCCOM) foram apresentadas pela coordenadora do PPGCCOM, professora doutora Mirna Feitoza. Participaram também como debatedoras a diretora-presidente da FAPEAM, professora Maria Olívia Simão, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará, professora Maria Ataíde Malcher. A atividade foi mediada pela professora Maria Emília Pereira Abbud, do PPGCCOM/UFAM.
Durante o evento, a coordenadora do PPGCCOM destacou que o debate foi uma oportunidade para expor o desafio que é fazer a pós-graduação na Amazônia. “Os 4% dos doutores que aparecem nas estatísticas nacionais somos nós, que fazemos um esforço científico enorme para estar, permanecer e evoluir no sistema. Temos 29 mestres formados aqui no PPGCCOM e 6 mestres na UFPA. No cenário nacional, isso é uma gota no oceano mas, para nós, é muito significativo. Nossos egressos estão aqui organizando o evento, apresentando trabalhos, colocando em prática tudo o que aprenderam e colaborando para o avanço científico na nossa região”, declarou a coordenadora.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará, professora Maria Ataíde Malcher, apresentou um histórico da criação dos cursos de Comunicação no país e também comentou o desafio de construir e consolidar o processo de qualificação e pesquisa na Região Norte do Brasil. “Ė a primeira vez que os dois Programas de Mestrado em Comunicação da Região Norte se encontram com uma Fundação de Amparo a pesquisa de um dos Estados da Amazônia. Acredito que daqui a dez anos, quem está aqui hoje vai lembrar que este é um momento de muita luta e empenho”, disse. Ela anunciou ainda que a próxima edição do Intercom Norte será realizada no Estado do Pará. "Antecipo o convite para que os participantes desta edição compareçam ao INTERCOM que será realizado pela Universidade Federal do Pará".
A diretora-presidente da FAPEAM apresentou os produtos elaborados ao longo de uma década de existência da Fundação e os investimentos para acelerar a formação de doutores na Região Norte.“Foi uma discussão extremante importante. Percebemos que a diferença entre as regiões do país persiste intrarregionalmente. Ao mesmo tempo, observamos a aliança da UFAM e da UFPA para mudar essa realidade. A FAPEAM apóia essas iniciativas em rede para acelerar o processo de formação de doutores na Amazônia”, enfatizou a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas.