Eduardo Morettin realiza palestra e lançamento de livro em Manaus

O pesquisador Eduardo Morettin, professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), chega a Manaus para ministrar palestra e lançar seu novo livro, intitulado “Humberto Mauro, Cinema, História” (Alameda Editorial). A obra aborda o trabalho do cineasta que dá nome ao livro, trazendo análises de dois de seus filmes (“Descobrimento do Brasil” e “Os Bandeirantes”) em uma perspectiva histórica. 

 

A palestra e o lançamento do livro ocorrem no dia 3 de julho, às 9h, no auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/UFAM).

 

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UFAM, o evento é aberto a professores, estudantes, produtores e demais interessados na pesquisa e na produção do audiovisual.

 

A pesquisa apresentada em “Humberto Mauro, Cinema, História” traça um paralelo entre a obra do cineasta e o contexto político da época, em plena Era Vargas. Expõe as tentativas de controlar e padronizar a produção cultural da época, assim como o papel do cinema enquanto lugar de memória e instrumento para entender o passado.

 

Eduardo Morettin é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP e presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).  

 

Outras atividades de Morettin em Manaus 

 

Eduardo Morettin vem a Manaus a convite do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da UFAM. No dia 2 de julho, o pesquisador participa de outras duas atividades também no Auditório Rio Negro (ICHL/UFAM). 

 

Pela manhã, às 9h00, integra a Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado “Crítica expandida: um estudo do espaço acústico da crítica cinematográfica na web”, a ser defendida no PPGCCOM/UFAM por Susy Freitas, com orientação da Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira. 

 

A partir das 14h30, participa de encontro sobre a pós-graduação em Comunicação na Região Norte com professores e alunos do PPGCCOM e do Departamento de Comunicação da UFAM. 

 

Sobre Eduardo Morettin

 

Eduardo Morettin é professor de História do Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde também coordena o Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. É graduado em História, mestre em Artes e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, com pós-doutorado realizado na Universidade de Paris I. É um dos organizadores dos livros “História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual” e “História e Documentário” e conselheiro da Cinemateca Brasileira, do Instituto de Estudos Brasileiros, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e do Cinusp. Atualmente é presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

 

Sobre a COMPÓS

 

A COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega como associados os Programas de Pós-Graduação em Comunicação em nível de Mestrado e/ou Doutorado de instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil. Entre seus objetivos principais estão o fortalecimento e a qualificação crescentes da Pós-Graduação em Comunicação no país, e a integração e intercâmbio entre os Programas existentes, bem como o apoio à implantação de novos Programa.

 

Sobre o PPGCCOM/UFAM

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/UFAM) é o primeiro mestrado acadêmico em Comunicação da Região Norte aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Tem como área de concentração os Ecossistemas Comunicacionais, com pesquisas organizadas em duas linhas: “Redes e processos comunicacionais” e “Linguagens, representações e estéticas comunicacionais”. Até 2012 formou 28 mestres, impactando positivamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ensino e Pesquisa do Norte do país. Atualmente é coordenado pela Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira.