Ufam ganha o Prêmio Luiz Beltrão 2013

O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2013, que reconhece pesquisadores, grupos e instituições que estejam se destacando no meio acadêmico, foi destinado para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na categoria Instituição Paradigmática.

Este troféu destina-se a reconhecer cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na área de pesquisa dos fenômenos comunicacionais.

A Ufam está agora para o quadro de vencedores do Prêmio Luiz Beltrão como a primeira instituição do Norte do País. Entre os vencedores já figuram o IPEA (2012), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (2011), a Fundação Joaquim Nabuco (2010), a Biblioteca Nacional do Brasil (2009), Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (2008), a Faculdade Cásper Líbero (2007), a Comunicação da PUC-Minas (2006) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (2005).

A cerimônia de entrega das estatuetas ocorrerá durante XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado de 04 a 07 de setembro deste ano no Campus da Ufam em Manaus (AM).

Patrono do Prêmio

Luiz Beltrão foi pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais e fundador do Instituto de Ciências da Informação. A entidade foi o primeiro espaço acadêmico nacional de estudos midiáticos. O pesquisador também criou a revista Comunicações e Problemas, a primeira focada em ciências da comunicação. Tornou-se o primeiro doutor brasileiro em Comunicação, pela Universidade de Brasília, em 1967. Suas obras nos campos do jornalismo e da comunicação de massa foram reconhecidas no Brasil e no exterior. O educador formou uma geração de professores universitários e converteu seus trabalhos em material didático. Nascido em Olinda, Pernambuco, Luiz Beltrão faleceu em Brasília, no ano de 1986.