Conheça os livros da prova escrita - Seleção 2014

Já estão definidas as referências bibliográficas obrigatórias da Prova Escrita de Conhecimento do processo seletivo de candidatos para ingresso no primeiro semestre de 2014 no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/UFAM).

A Prova Escrita de Conhecimento será realizada pelo candidato de acordo com a linha de pesquisa a ser escolhida por ele no ato da inscrição. Há referências que são comuns às duas linhas e outras que são específicas a cada uma delas. Para conhecer as linhas de pesquisa do mestrado, click em "Proposta do Programa", no menu lateral à esquerda.

O edital completo será divulgado pela UFAM até o final da primeira quinzena de dezembro.

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS PARA AS DUAS LINHAS DE PESQUISA

MALCHER, Maria Ataide, SEIXAS, Netília Silva dos Anjos, LIMA, Regina Lúcia Alves de Lima, AMARAL FILHO, Otacílio. Comunicação midiatizada na e da Amazônia. Belém: Fadesp, 2011. Disponível aqui

MONTEIRO, Gilson Vieira, ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira, PEREIRA, Mirna Feitoza (orgs.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua, 2011. Disponível aqui.

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS – LINHA DE PESQUISA 1

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade [trad. Maria Luiza X. de A. Borges]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina. 2002.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulinas, 2011.

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS – LINHA DE PESQUISA 2

MACHADO, Irene (org.). Semiótica da cultura e semiosfera. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.

_____. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SILVA, Alexandre Rocha da e NAKAGAWA, Regiane Miranda de Oliveira (org.). Semiótica da comunicação. São Paulo: Intercom, 2013. Disponível aqui.