MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
MATRÍCULA 2014/1
Período da matrícula: 22 a 30 de abril de 2014
Horário: 13h às 17h
Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Sala 10, Prédio Mário Ypiranga, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Todos os alunos regulares deverão efetuar a matrícula, incluindo os que já concluíram os créditos.
Documentos para a matrícula
Alunos regulares: Solicitação de matrícula.
Ingressantes que ainda não obtiveram o diploma da graduação deverão comparecer munidos de documentos comprobatórios da conclusão do curso de graduação (declaração de conclusão de curso, ata de defesa de TCC, histórico escolar, solicitação de colação de grau antecipada protocolado no setor competente, entre outros), devidamente expedidos, assinados e carimbados pela IES responsável. O ingressante nessas condições ficará com a matrícula pendente e terá até o fim do semestre para apresentar o diploma, sob risco de não ter a sua matrícula efetivada.
Alunos especiais: Serão admitidos alunos especiais somente nas disciplinas especificadas. Solicitação de matrícula, diploma de graduação, histórico escolar, CPF, RG, comprovante de residência, termo de compromisso e carta de intenções. Serão admitidos alunos de graduação até o limite de 30% da turma, mediante comprovante de matrícula de graduação e demais documentos solicitados. Vagas limitadas.
Recepção aos novos alunos: 29 e 30 de abril de 2014.
DISCIPLINAS OFERTADAS
Disciplinas obrigatórias
Ecossistemas Comunicacionais (alunos regulares)
Professores: Dra. Mirna Feitoza Pereira, Dr. Gilson Vieira Monteiro, Dr. Wilson de Souza Nogueira
Carga horária: 45h | Créditos: 3 (três)
Período de realização: 6 de maio a 5 de junho de 2014
Dias: Terças, quartas e quintas | Horário: 14h às 17h
Ementa: Marcos teóricos para o estudo dos ecossistemas comunicacionais. Novos paradigmas da ciência e a visão ecossistêmica. A epistemologia, a ontologia e a metodologia na pesquisa dos ecossistemas comunicacionais. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A perspectiva ecossistêmica na investigação das redes, dos processos, das linguagens, das representações e das estéticas comunicacionais em ambientes complexos.
Fundamentos do Pensamento Comunicacional (alunos regulares)
Professor: Dr. Walmir de Albuquerque Barbosa
Carga horária: 45h | Créditos: 3 (três)
Período de realização: 24 de junho a 25 de julho de 2014.
Dias: alternados com as disciplinas ministradas no período | Horário: 14h às 17h
Ementa: Epistemologia. Epistemologia da comunicação. O fenômeno da comunicação no contexto das ciências. A Comunicação como Ciência e o seu objeto de estudo. Revisão dos paradigmas clássicos da comunicação. Tendências e desafios do pensamento comunicacional contemporâneo.
Atividades Complementares 1 (alunos regulares - Turma 2014)
Supervisor: Dr. Wilson de Souza Nogueira
Carga horária: 45h | Créditos: 3 (três)
Período de realização: 30 de abril a 29 de agosto de 2014
Dia: Sexta-feira | Horário: 14h às 17h
Ementa: Produção intelectual supervisionada. Iniciativas e ações relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa. Produção bibliográfica, técnica, artística e divulgação científica.
Atividades Complementares 2 (alunos regulares – Turma 2013)
Supervisora: Dra. Denize Piccolotto Carvalho Levy
Carga horária: 45h | Créditos: 3 (três)
Início: 29 de abril de 2014
Dia: Terça-feira | Horário: 14h às 17h
Ementa: Produção intelectual supervisionada. Iniciativas e ações relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa. Produção bibliográfica, técnica, artística e divulgação científica.
Disciplinas eletivas
Linha 1
Cultura e Comunicação Organizacional (alunos regulares)
Professora: Dra. Maria Emilia de Oliveira Pereira Abbud
Carga horária: 45h | Créditos: 3 (três)
Período de realização: 28 de julho a 27 de agosto de 2014
Dias: Segunda a sexta | Horário: 14h às 17h
Ementa: A comunicação nas organizações. A cultura. A organização e o conceito de cultura organizacional. Comunicação e reflexividade nas organizações. A complexidade dos processos comunicacionais nas organizações.
Linha 2
Sistemas Sensórios e Cognitivos na Comunicação (alunos regulares)
Professora: Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas
Carga horária: 45h | Créditos: 3 (três)
Período de realização: 28 de julho a 27 de agosto de 2014
Dias: Segunda a sexta | Horário: 14h às 17h
Ementa: A dimensão do sensível na organização do pensamento e da comunicação. As principais teorias do corpo. Os sistemas sensoriais e as recentes descobertas sobre o cérebro. As construções perceptivas da realidade e os processos de representação e cognição. Conhecimento complexo: contextos, subjetividades, linguagens e processos criativos.
Disciplinas eletivas válidas para Linhas 1 e 2.
Tópicos Especiais: Teoria Crítica, Estética e Comunicação (alunos regulares e especiais)
Professor: Dr. Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto
Carga horária: 30h | Créditos: 2 (dois)
Período de realização: 28 de abril a 18 de julho de 2014
Dias: Segunda-feira | Horário: 14h às 17h
Ementa: O objetivo principal da disciplina é buscar delinear e demarcar o campo em que as teorias e experiências estéticas e comunicacionais podem ser investigadas a partir da Teoria Crítica em suas múltiplas e possíveis configurações, na perspectiva de encontrarmos possibilidades de novas abordagens a partir de um determinado conjunto de temas relacionados com os quatro autores que selecionamos para serem abordados ao longo do curso: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas e Vilém Flusser.
Tópicos Especiais: Comunicação e Etnografia Digital (alunos regulares e especiais)
Professor: Dr. Massimo Canevacci (professor visitante no IEA/USP)
Carga horária: 15h | Créditos: 1 (um)
Período de realização: 9, 10 e 11 de junho de 2014
Dias: Segunda, terça e quarta | Horário: 13h às 18h
Ementa: O curso focaliza a etnografia ubíqua baseada sobre tensões dialógicas e polifônicas entre auto-representação, identidades flutuantes, fetichismos visuais, culturas digitais. A metrópole muda e o trítico comunicação-cultura-consumo é sempre mais determinante na experiência quotidiana nos interstícios trans-urbanos e nos social network. Neste contexto, se manifestam narrativas descentradas, performances urbanas, fluxos digitais, mistura de arte, publicidade, design, arquitetura, cinema, música, moda, esporte.
A cidadania transitiva enfrenta e pratica uma critica política horizontal sobre a divisão comunicacional do trabalho. Apresento o conceito de "digital auratic reproducibility" como um o fluxo da comunicação digital que mistura (hibridiza) aura e reprodução. Se apresentam os métodos etnográficos baseados sobre antropologia reflexiva, estupor metodológico, fetichismo metodológico, método-em-montagem, composição polifônica.
As perfectivas ubíquas são baseadas sobre tensões dialógicas entre auto/hetero-representação, identidades flutuantes, fetichismos visuais, culturas digitais; e sobre os conceitos de simultaneidade, ubiquidade, heteronomias, multividuo. A metrópole muda e o trítico comunicação-cultura-consumo é sempre mais determinante na experiência quotidiana nos interstícios trans-urbanos e nos social network. A minha pesquisa etnográfica tenta cruzar aldeia e metrópole, global e local, material e imaterial, body e corpse, através dos fluxos da comunicação digital e urbana.
Obs.: O período de realização das disciplinas poderá sofrer alteração ao longo do semestre.