Curso e colóquio ‘Comunicação e Cidade’ encerram com debate sobre etnografia e metrópoles

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UFAM (PPGCCOM) encerrou, no dia 16 de junho, no Auditório Rio Negro e Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o colóquio ‘Comunicação e Cidade’ e o curso ‘Comunicação e Etnografia Digital’ com o antropólogo italiano Massimo Canevacci.

Ao longo da semana, foi discutida a etnografia em relação às tensões entre culturas digitais, fetichismos visuais, identidades flutuantes, auto-representações e cidade. “Etnografia nasce na Antropologia Cultural e traz em seu bojo o que é mais fascinante na pesquisa de campo: a exploração espontânea que cria flexibilidade para o não imaginado”, destacou o professor em seu primeiro dia de apresentação.

Para o antropólogo, a etnografia é uma indisciplina que desafia o saber disciplinado e abre para o desconhecido através de uma dimensão descentralizada. O pesquisador em Comunicação é parte do seu processo de pesquisa no qual ele explora ao mesmo tempo em que é explorado”, afirmou Canevacci.

O objetivo do encontro, que reuniu alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de diversas áreas, bem como professores do Departamento de Comunicação Social, foi discutir questões relacionadas à comunicação e pesquisa, além de promover a troca de experiências e aproximação com outros Programas de Pós-Graduação do País. De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, professor Gilson Monteiro, ao todo serão promovidos mais três eventos em parceria com a USP – da qual Canevacci é professor visitante - , os quais servirão de exemplo para outros PPGs da UFAM.