Egressa do Ppgccom lança livro

O livro Processos midiáticos contemporâneos da Cultura Popular será lançado nesta segunda-feira, dia 21 de julho, às 18h30, no auditório do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ). Organizada pela egressa do PPGCCOM e professora da Ufam – campus Parintins Soriany Neves, a obra reúne resultados de estudos de suas orientações de iniciação científicas e projetos de conclusão de curso sobre folkcomunicação no baixo Amazonas.

A disciplina Folkcomunicação foi criada pelo jornalista Luiz Beltrao em 1964, ocasião em que ele identificou as formas artesanais de comunicação que as culturas populares utilizavam para se comunicar e intervir socialmente. Soriany explica que o livro é direcionado a todos aqueles que se interessam em discutir as dinâmicas das culturas populares com a esfera midiática, bem como sua relação de integração e desintegração nesse âmbito

Todos os capítulos foram escritos pela professora em parceria com os alunos do curso de Jornalismo da Ufam-Parintins. Segundo a organizadora, o livro é fruto da inclusão da disciplina Folkcomunicação na matriz curricular do curso e, principalmente, do interesse dos alunos pela área, em razão das manifestações de cultura popular existentes na região. “O livro tem como objetivo discutir os processos de comunicações existentes na experiência cotidiana do homem na qual trata os sistemas de comunicação alternativos que os atores sociais desenvolvem para circular suas mensagens, suas memórias”, ressalta.