Ditadura é foco de seminário

Pesquisadores de história, cinema, fotografia e artes plásticas de diferentes universidades do Brasil realizarão, no Rio, nos dias 9, 10 e 11 de setembro, um seminário sobre pesquisa em arquivos de ditaduras, com destaque para trabalhos realizados nos acervos das agências de repressão no Brasil, Argentina e Portugal. Na programação também serão exibidos filmes amadores sobre a guerra da Argélia e imagens inéditas do enterro do estudante Edson Luiz, em 1968, no Rio.  As inscrições podem ser efetuadas até o dia 04 de setembro pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Arquivos da Ditadura inclui uma exposição do acervo fotográfico do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) da Guanabara e uma mostra de filmes sobre a repressão, seguida de debates. O projeto é uma realização conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, com apoio do Programa de pós-graduação em Comunicação da UFRJ (PPGCOM/UFRF), Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo a Pesquisa d Rio de Janeiro (Faperj).
O Seminário ocorre durante três dias com a seguinte programação:
09/09/14 - O historiador nos arquivos, com Paulo Knauss-UFF, Rodrigo Patto Sá Motta-UFMG, Jean-Pierre Bertin-Maghit-Paris 3.
10/09/14 - Os arquivos nas artes, com Teresa Bastos-UFRJ, Maria Angélica Melendi-UFMG, Leila Danziger-UERJ.
11/09/14 - Os arquivos no documentário, com Patrícia Machado-UFRJ, Anita Leandro-UFRJ, Susana de Sousa dias-Universidade de Lisboa.
O Seminário Internacional acontece de 9 a 11 de setembro de 2014, de 18h30 às 21h30. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 04 de setembro pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..