Livraria Valer promove lançamento de livros de Massimo Canevacci

Na noite da última quinta-feira (4), a Livraria Valer promoveu o lançamento dos livros ‘A Linha de Pó: A Cultura Bororo entre Tradição, Mutação e Auto-Representação’ e ‘SincrétiKa — Explorações Etnográficas sobre Artes Contemporâneas’, obras do antropólogo italiano Massimo Canevacci.

Na primeira obra, o autor reúne uma composição de diversas escrituras além de imagens sobre os Bororos - cultura indígena brasileira situada no Mato Grosso. Já em ‘SincrétiKa’, o antropólogo faz uma série de relações entre arte, etnografia e sincretismos, abordando o moderno conceito ‘glocal’, criado para designar o resultado de misturas da cultura contemporânea globalizada com a tradicional local.

Estiveram presentes no evento os professores do PPGCCOM Renan Freitas Pinto e Wilson Nogueira. O evento também contou a presentação musical de Pedrinho Ribeiro e sarau comandado por Tenório Telles.

Canevacci é professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália. Seus estudos concentram-se nas áreas da etnografia, comunicação visual, arte e cultura digital. Atualmente é professor visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).