O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/Ufam) apresenta sua nova identidade visual, desenvolvida pela pesquisadora e designer Sarah Batista, mestranda do Programa. A marca busca refletir os desafios paradigmáticos da interdisciplinaridade que inspiram e norteiam o desenvolvimento da área de concentração do Programa, intitulada “ecossistemas comunicacionais”.
A pesquisa e o processo de desenvolvimento da marca foram apresentados no I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônica, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia/Ufam, no período de 14 a 17 de outubro de 2014, dentro do GT Comunicação, Culturas e Complexidade, por meio de trabalho intitulado “Desenvolvimento de uma identidade visual cambiante baseado no conceito de interdisciplinaridade para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação”.
De acordo com as discussões realizadas no GT, o desenvolvimento da marca reflete o cenário cognitivo, científico e epistemológico que se nutre de uma cultura em ambiente aberto para a reflexão das relações ecossistêmicas. “A nova identidade do Programa consiste em uma aplicação cambiante do design em uma marca que varia, transforma, muda, sempre se adequando ao ambiente. A identidade visual adquiriu uma forma orgânica, fluída, que dialoga com espaços complexos para poder chegar ao objetivo interdisciplinar”, expõe a pesquisadora Sarah Batista.