Matrícula 2015/1: disciplinas e atividades

Período da matrícula: 24 e 25 de março de 2015

Horário: 14h às 18h

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Sala 10, Prédio Mário Ypiranga, Instituto de Ciências Humanas e Letras.

*** Todos os alunos regulares deverão efetuar a matrícula, incluindo os que já concluíram os créditos das disciplinas.

Alunos regulares: Ficha de inscrição.

Alunos especiais: Serão admitidos alunos especiais somente nas disciplinas especificadas, mediante ficha de inscrição, diploma de graduação, CPF, RG, comprovante de residência. Serão admitidos alunos de graduação até o limite de 20% da turma, mediante comprovante de matrícula de graduação, CPF, RG e comprovante de residência.

INÍCIO DAS AULAS

06/04/2015 – Período 2015/1 – Início do período letivo – Abertura pela PROPESP (local a divulgar)

07/04/2015 – Reunião com a coordenação e os professores do PPG para apresentações gerais

Observação: com exceção de Atividades Programadas 1, todas as disciplinas serão ministradas em sistema modular, com atividades concentradas ao longo de três a quatro semanas, conforme a sua carga horária.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Fundamentos do Pensamento Comunicacional (alunos regulares)

Ementa: Epistemologia. Epistemologia da comunicação. O fenômeno da comunicação no contexto das ciências. A Comunicação como Ciência e o seu objeto de estudo. Revisão dos paradigmas clássicos da comunicação. Tendências e desafios do pensamento comunicacional contemporâneo.

Professor: Dr. Walmir de Albuquerque Barbosa

Período de realização: a ser ministrada durante o mês de abril/maio.

Ecossistemas Comunicacionais (alunos regulares)

Ementa: Marcos teóricos para o estudo dos ecossistemas comunicacionais. Novos paradigmas da ciência e a visão ecossistêmica. A epistemologia, a ontologia e a metodologia na pesquisa dos ecossistemas comunicacionais. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A perspectiva ecossistêmica na investigação das redes, dos processos, das linguagens, das representações e das estéticas comunicacionais em ambientes complexos.

Carga horária: 45h | Créditos: 3 (três)

Professores: Dra. Mirna Feitoza Pereira, Dr. Gilson Vieira Monteiro, Dr. Wilson de Souza Nogueira

Período de realização: a ser ministrada durante o mês de maio/junho.

Atividades Programadas 1 (alunos regulares)

Ementa: Produção intelectual supervisionada. Iniciativas e ações relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa. Produção bibliográfica, técnica, artística e divulgação científica.

Professora: Dra. Ítala Clay de Oliveira Freitas

Período de realização: a ser ministrada durante todo o semestre, em dia a ser divulgado posteriormente.

DISCIPLINAS ELETIVAS

Linha 1

Filosofia da Informação (alunos regulares)

Ementa: Estrutura conceitual e dos princípios básicos da informação. As questões contemporâneas de informação geradas na sociedade: episteme, abordagem conceitual e reflexões sobre a geração e o consumo da informação no o contexto social. A relação do homem com o surgimento e a permutação da informação. As contribuições do pensamento filosófico e epistemológico no contexto informacional, político e social.

Carga horária: 45h | Créditos: 3 (três)

Período de realização: a ser ministrada durante o mês de junho.

Professora: Dra. Célia Regina Simonetti Barbalho

Linha 2

Tecnologias do Imaginário e Representações Culturais (alunos regulares)

Ementa: Imagens, imaginários e sistemas de representação nas culturas: concepções fundamentais. Narrativas antigas e imagens racionalizadas pela técnica. Mediações culturais, culturas híbridas, sincréticas, antropofágicas em processos dialógicos da comunicação midiatizada. Tecnologias do imaginário e formas de organização social na contemporaneidade.

Professor: Dr. Wilson de Souza Nogueira

Período de realização: a ser ministrada durante o mês de junho/julho.

DISCIPLINA ELETIVA VÁLIDA PARA LINHAS 1 E 2

Tópicos Especiais: Vilém Flusser: leituras introdutórias ao seu pensamento e suas obras

(alunos regulares e especiais)

Ementa: O curso tem como objetivo destacar a presença de Vilém Flusser a partir da recepção de sua obra no Brasil, examinando os seus temas mais originais e suas contribuições teóricas mais marcantes, entre as quais estão os seus ensaios sobre a ficção filosófica, a filosofia da fotografia, do design e da comunicação, dos gestos, da dúvida e da escrita. Entre outros temas a serem pontuados encontram-se as suas ideias sobre natureza e cultura, o judaísmo como uma das chaves para a compreensão da cultura ocidental.

Professor: Dr. Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto

Carga horária: 30h | Créditos: 2 (dois)

Período de realização: a ser ministrada durante o mês de julho/agosto.

Dias: Segunda-feira | Horário: 14h às 17h

ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS

Estágio em Docência (alunos regulares)

Ementa: Atividades de ensino supervisionadas em disciplina de curso de graduação da educação superior, preferencialmente na área de Comunicação. Deve ser realizado entre o segundo e o penúltimo semestre do curso. Sem atribuição de créditos e obrigatória para todos os mestrandos que não tenham experiência em docência na educação superior.

Supervisão: Dra. Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud

Período de realização: ao longo do primeiro semestre de 2015.

Atividade de pesquisa (orientação de dissertação, alunos regulares)

Ementa: Atividade de pesquisa relacionada à orientação da dissertação. Sem atribuição de créditos, com matrícula obrigatória em todos os semestres do curso até a defesa da dissertação.

Professor: todos os professores do Programa.