CALOUROS /PPGCCOM 2015 RECEBEM BOAS-VINDAS

Como programação da semana de recepção aos calouros do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCCOM/UFAM) turma 2015, no dia 06 de abril a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPESP promoveu a palestra com tema: “Mestrado profissional e seu Desafios” proferida pela professora Lydia Massako, aos novos alunos de mestrados e doutorados na UFAM no auditório da Faculdade de Direito.

Na palestra os alunos conheceram as características do mestrado profissional, suas diretrizes, objetivos e motivação de inserção para novos cursos na Região Norte. Sobre as diferenças entre Mestrado Profissional e o acadêmico a pesquisadora relata que, “essas características não são do tipo uma melhor que a outra, essas são do tipo complementar, muito importante que frisemos isso por que senão o acadêmico pode perder seu valor econômico e social”.

Com essa exposição os novos alunos puderam tirar suas dúvidas, conhecer o perfil dessa modalidade de mestrado e os esforços para implementação de novos cursos, no Brasil.

Em contrapartida, no dia 07 de abril, a coordenação do PPGCCOM promoveu aos novos alunos do programa uma exposição sobre o Mestrado Acadêmico, com ênfase área de concentração e as linhas de pesquisa do PPGCCOM, essa atividade propiciou aos alunos 2015 o conhecimento sobre os professores ligados à proposta de pesquisa e um pouco da história do programa.

Segundo a Coordenadora do Programa, professora Mirna Feitoza, o encontro teve como foco “mostrar como funciona o programa e o grande desafio no fazer científico em uma formação acadêmica, teórica, metodológica, epistemológica em que o ideal acadêmico e o científico não se dá de forma isolada, mas que integre com entorno, as quais chamamos de ecossistemas comunicacionais”, relata a professora.

Continuando a programação, no dia 08 de abril, os calouros do mestrado foram recepcionados pelos veteranos da turma de 2014. O evento mostrou o programa pela experiência da turma que completa nesse mês de abril um ano dentro do Mestrado em Ciências da Comunicação. Houveram apresentações, organizadas pelos veteranos, sobre o programa, a experiência do mestrado e também uma homenagem aos professores.  A confraternização serviu também como um momento de apresentação dos veteranos, sendo finalizado com coquetel de boas-vindas.