Nova Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM já disponível para consultas

Dissertações e teses produzidas na Universidade Federal do Amazonas, que antes se encontravam armazenadas na antiga Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), agora estão disponíveis na nova Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM, no ar através do link: tede.ufam.edu.br. A iniciativa foi fruto da parceria entre o Sistema de Bibliotecas da UFAM (SISTEBIB), a Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CPD).

 

A intenção foi disponibilizar a comunidade científica, cada vez mais, um maior número dos trabalhos produzidos pelos programas de pós-graduação em nível strictu sensu da UFAM. Mas, a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFAM, professora Célia Regina Simonetti Barbalho, explica que ainda há muito o que se fazer para disponibilizar a totalidade dos trabalho defendidos pela pós-graduação em nível strictu sensu na UFAM.

 

“Considerando que os resultados preliminares do projeto de iniciação científica intitulado Representatividade dos programas de pós-graduação da UFAM na base de teses e dissertação, aponta que somente 25% das defesas registradas nos Cadernos da CAPES bem como na Plataforma Sucupira, encontram-se depositadas na nova Biblioteca de Teses e Dissertações e Dissertações da UFAM. Neste sentido a Biblioteca Central está disponível para promover uma mudança neste cenário”, ressaltou a diretora. 

 

Outras bibliotecas digitais

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM foi indexada (ordenada) no sistema de busca da Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Cientifica (LA Referencia), que abrange nove países da América Latina e Caribe, e do Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (Oasisbr). Com isso, as teses e dissertações da UFAM passam estar entre os resultados de busca daquelas bibliotecas digitais.

 

Repositório Institucional (RiUFAM)

Com a nova Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, o Sistema de Bibliotecas da UFAM passa a construir seu Repositório Institucional (RiUFAM), visando oferecer visibilidade as demais produções científicas da comunidade universitária que não sejam teses e dissertações.

O acervo digital da biblioteca, como um todo, permite ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação strictu sensu da UFAM, atendendo, assim, ao disposto na Portaria CAPES nº013/2006, a qual determina a divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos.