Doutora em Ciências da Comunicação e a professora da UCS, Maria Luiza Cardinale promove ‘Usina de saberes amazônicos’ a alunos do PPGCCOM/Ufam

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/Ufam) recebeu, no período de 22 a 31 de julho deste ano, a professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista, para atividades de estímulo e apoio à escrita acadêmica de mestrandos do PPGCCOM.

As atividades foram realizadas com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia & Inovação nos Programas de Pós-Graduação do Estado do Amazonas – PECTI/AM-PG, no âmbito do qual o PPGCCOM/Ufam foi contemplado com a proposta "Plano estratégico de ampliação e qualificação da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação”, coordenada pela Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira, coordenadora do Programa.

O plano tem como objetivo ampliar e qualificar a produção científica pelos pesquisadores vinculados às linhas de pesquisa do PPGCCOM/UFAM, visando elevar o seu conceito junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As atividades desenvolvidas pela professora Maria Luiza Cardinale Baptista integram o plano de trabalho que ela desenvolve no PPGCCOM/Ufam desde maio, na condição de Pesquisadora Visitante Sênior, com bolsa concedida pela Fapeam no âmbito da proposta contemplada no PECTI/AM-PG.

Estímulo à escrita acadêmica

No período de 22 a 24 de julho, a professora realizou rodas de conversas sobre a escrita acadêmica voltadas a discutir os processos de escrita, com auxílio de pesquisadores, com sugestões, dicas e indicações de referenciais teóricas a partir das demandas apontadas pelos professores e alunos do PPGCCOM. A atividade foi ‘inspirada’ nos “Encontros caóticos da Comunicação e do Turismo”, realizado, semanalmente, pelo “Amorcomtur!”, da UCS, como dispositivo de efetivação para produção científica.

De 27 a 31 de julho, a professora Maria Luiza Cardinale Baptista promoveu a “Usina de saberes amazônicos: narrativas de viagens investigativas”, com oficinas e atendimento individualizado a professores e pós-graduandos em Ciências da Comunicação.

Segundo a professora, o trabalho tem um viés transdisciplinar, de acolhimento, considerando o potencial de inscrição, criação e acionamento inovador da escrita acadêmica como narrativa de viagem investigativa, intelectual e de produção, a partir das vivências e experiências no ecossistema comunicacional amazônico.

O plano de trabalho da professora se encerrará em abril de 2016, com atividades presencias e a distância.