O pesquisador, William Ernest Magnusson foi o convidado para ministrar a aula magna dos alunos e docentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas - Ufam. O evento marca o início das atividades acadêmicas do segundo semestre de 2016 e é um momento de integração da comunidade acadêmica dos cursos de Mestrado e Doutorado da instituição. O pesquisador William Ernest Magnusson abordou sobre a atuação do subconsciente no processo de comunicação.
Estiveram presentes na aula, que ocorreu no auditório da Faculdade de Direito, a reitora da Universidade, professora Márcia Perales; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Gilson Monteiro; o diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-graduação, professor Afonso Duarte; a diretora do Departamento de Programas Institucionais da Propesp, professora Cássia Maria Nascimento e também a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Maria Emília Abbud.
Durante o evento o professor explicou que o subconsciente responde por grande parte das ações humanas. Por isso, ele apresentou a importância do toque, no sentindo de sensibilizar a comunicação e a interação das relações humanas despertando empatia na pesquisa. Para o professor, o toque estimula no outro a ação do subconsciente e garante maior sucesso nas interconexões comunicativas, ou seja, o texto científico precisa tocar o outro.
Para Magnusson, realizar pesquisa na Amazônia é uma forma de proteger e conservar a floresta. Ele comentou que passou a conhecer mais região a partir do acesso à estudos realizados em prol da conservação e avanço da Amazônia. Para o professor, não é fácil produzir publicação científica, pois, vários fatores influenciam para a falta de êxito dos pesquisadores, entre eles, problemas de relacionamentos sociais e emocionais.
De acordo com o pesquisar uma alternativa para superar essas dificuldades seria realizar trabalhos em conjunto, em união, em parcerias. Esse pensamento é uma maneira de sair de um padrão de pensamento cartesiano, que leva à fragmentação do conhecimento, negligenciando as relações que existem entre os diversos conhecimentos e que são essenciais à visão significativa do todo. O pensamento de William Magnusson sinaliza para os rumos que a Nova Ciência busca na atualidade, convergindo para o que é produzido no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, em relação aos Ecossistemas Comunicacionais.