Programa de Pós-Graduação da Ufam marca presença no Intercom Norte 2017

Defesa de trabalhos nas Divisões Temáticas, promoção do  ‘I Colóquio de Jornalismo Digital na Amazônia UFPA/Ufam’ e participação no ‘Seminário Interprogramas de Pós-Graduação do Amazonas’ estão entre contribuições do PPGCCOM/Ufam para o maior encontro de Comunicação da região, que vai de quarta (24) até sexta (26)

Com o maior número de inscritos em todas as edições realizadas no Norte do País, o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2017) começa hoje e segue até sexta-feira, na Faculdade Boas Novas (FBN), Zona Sul da capital. Com o tema "40 anos de Memórias e Histórias", o evento oferta mais de 580 vagas em oficinas e minicursos, além de palestras, mesas-redondas, atrações culturais, e uma vasta programação que inclui a apresentação de trabalhos produzidos no âmbito do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A abertura oficial foi programada para as 20h desta quarta (24), mas a manhã conta com a realização de várias oficinas e minicursos e com o “Encontro das Mulheres Jornalistas do Amazonas”, mediado pela professora Ivânia Vieira, com participação das jornalistas Daniela Assayag, Amanda Mota, Jonária França, Valéria Costa e Elaíze Farias.  A programação e ensalamento das oficinas e minicursos pode ser consultada no link https://goo.gl/Mw5QBp.

Durante a tarde acontece o Fórum Ensicom Regional Norte – Seminário Ensino de Comunicação, que deve reunir coordenadores de cursos de Comunicação da região. Entre os participantes estão o coordenador do curso de Jornalismo da Ufam, Prof. Me. João Bosco Ferreira, e a coordenadora do curso de Relações Públicas da Ufam, Profa. Me. Aline Lira.

A quinta-feira (25) começa com a exposição de trabalhos na Expocom, a partir das 8h. O ensalamento e programação podem ser conferidos no link https://goo.gl/k8s5r9. A partir das 8h30 acontece o “Seminário Interprogramas de Pós-Graduação do Amazonas”, que reúne coordenadores de programas para discutir os avanços e desafios da pós-graduação na região amazônica. Entre os participantes estão a coordenadora do PPGCCOM da Ufam, Profa. Dra. Maria Emília Abbud, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Ufam, Prof. Dr. Allan Rodrigues.

O segundo dia do evento terá ainda encontros e mesas redondas, e a programação deste dia será encerrada com uma palestra do designer alemão Hans Donner, mundialmente conhecido por seu trabalho junto à Rede Globo de televisão.

O último dia de Intercom, sexta-feira (26), contará com a apresentação de trabalhos produzidos no âmbito do PPGCCOM da Ufam nas Divisões Temáticas (DTs) e Intercom Jr (IJs), que acontecerão entre 8h e 12h, em diferentes locais.

Entre os trabalhos desenvolvidos por mestrandos do PPGCCOM da Ufam nas DTs estão os artigos “Apontamentos sobre as redes sociais digitais na perspectiva dos ecossistemas comunicacionais”, de Gabriel de Souza Oliveira e Mirna Feitoza Pereira, que será apresentado na DT05 - Comunicação Multimídia, e abordará uma perspectiva relacional entre a comunicação por meio das redes sociais digitais e os ecossistemas comunicacionais para a compreensão dos fenômenos culturais que emergem desse ambiente; “Ecossistemas Comunicacionais e Educomunicação: uma contribuição para o homem da Amazônia”, de Keila Zanatto e João Luiz de Souza, no DT06 – Interfaces Comunicacionais, que vai abordar a educomunicação sob a ótica dos ecossistemas comunicacionais, a partir de uma análise da atuação do Centro de Mídias de Educação do Amazonas – projeto que utiliza meios de comunicação para ultrapassar barreiras geográficas e levar educação às comunidades amazonenses; e “Uma visão ecossistêmica sobre o manejo de pirarucu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá”, de Monica Prestes e Renan Albuquerque, também no DT06 – Interfaces Comunicacionais, que trata das implicações comunicacionais no processo de manejo do maior peixe de escamas de água doce do mundo, fundamental para a sobrevivência de populações tradicionais em harmonia com a preservação do meio ambiente, e propõe uma visão ecossistêmica para a gestão de projetos de manejo em áreas protegidas da Amazônia. A programação detalhada e o ensalamento estão disponíveis no link https://goo.gl/CjCO6g.

Ainda na manhã de sexta-feira, o PPGCCOM da Ufam estará presente no  I Colóquio de Jornalismo Digital Na Amazônia UFAM/UFPA, por meio professora do PPGCCOM da Ufam e coordenadora do Laboratório Experimental de Jornalismo em Rede (Lab F5), Mirna Feitoza, alem da jornalista, editora do Lab F5 e mestranda do PPGCCOM Jéssica Botelho, que dividem a mesa com a vice-coordenadora do PPGCOM da UFPA e coordenadora do Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA), Elaide Martins e com o integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade - Consia da UFPA e coordenador geral da Na Cuia - Produtora Cultural, Matheus Botelho.

De 14h às 18h estão previstas as apresentações dos trabalhos aprovados no Intercom Júnior, cuja programação e ensalamento constam no link https://goo.gl/7ANbaI. A tarde de sexta contará ainda com a palestra “Jornalismo Popular e Comunitário”, com o apresentador e jornalista Wilson Lima, com a Mesa Redonda “40 anos de Intercom: memórias e histórias na Região Norte”, a partir das 17h, no auditório Ana Lúcia Câmara. A premiação da Expocom e o encerramento do Intercom Norte 2017 acontecem às 19h. A programação completa do evento está disponível em https://goo.gl/uPGW1M.